Os sistemas da C&M Software foram alvo de um ataque cibernético, e as primeiras estimativas indicam que os criminosos podem ter desviado cerca de R$ 400 milhões. Isso mostra a importância de estarmos sempre atentos à segurança digital!
A C&M Software, que ajuda o Banco Central a prestar serviços para várias empresas financeiras, sofreu um ataque cibernético na última terça-feira (1º). Esse ataque pode ter causado um prejuízo de milhões, mas, segundo especialistas do TecMundo, os clientes dessas empresas não devem ser afetados. Embora não haja confirmação oficial, o Valor Econômico relata que os criminosos podem ter roubado pelo menos R$ 400 milhões de contas reservas que cinco instituições mantinham no Banco Central. Fique atento aos perigos digitais!
Segundo Renato Borbolla, especialista em cibersegurança, os clientes não devem se preocupar com a invasão, pelo menos em um primeiro momento, já que o ataque foi direcionado a contas reservas usadas exclusivamente para “liquidações interbancárias”. Elas são operadas pela C&M, que intermedia transações com o BC.